Infraestrutura para Circuito Fechado de TV
- 18 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

Hoje vamos falar um pouco sobre infraestrutura e como dimensionar um sistema de CFTV. Em primeiro lugar é necessário saber a quantidade de câmeras, a resolução necessária para cada local e a quantidade de dias que as imagens deverão ser armazenadas. Com essas informações, é possível dimensionar o modelo de câmera, arquitetura, dispositivo de gravação e infraestrutura.
Para falarmos de infraestrutura, precisamos utilizar algumas terminologias mais específicas. Caso você tenha alguma dificuldade com isso, aqui na Celtech, avaliamos a necessidade da sua estrutura e te orientamos para fazer a melhor escolha. Se você estiver optando pelo sistema analógico, poderá utilizar cabo coaxial bipolar (que faz tanto a transferência dos dados como a alimentação de energia do equipamento) ou cabo UTP utilizando baluns passivos ou power baluns. O cabo coaxial, apesar de eficiente tem pouca flexibilidade e sua taxa máxima de transferência é de somente 10Mbps. Aqui na Celtech, recomendamos para os sistemas analógicos, a instalação cabo UTP em conjunto com power balum. Assim, os cabos podem ser aproveitados no caso de um futuro upgrade para o sistema IP, que proporciona imagens em alta definição. É um sistema de última geração, com estruturas mais flexíveis e menor necessidade de manutenção. O sistema IP deve ser constituído exclusivamente de cabo UTP. Este cabo é depois conectado a um switch ou a um NVR. Para este tipo de estrutura é desejável que você conecte o WI-FI a uma rede sem fio exclusiva para o CFTV, para que o sistema não ‘dispute’ velocidade com outros usuários.
Agora vamos para os dispositivos de armazenamento dos dados.
Entre diversos sistemas de gravação, o DVR é o mais tradicional. O modelo também conhecido como Stand Alone, foi especialmente desenvolvido para gravação digital em sistemas de câmeras analógicas. Ele proporciona todas as funções básicas para a gravação e armazenamento. Este equipamento não possui a ampla capacidade de gerenciamento, porém oferece um bom custo-benefício para quem quer começar a implementar um sistema de vigilância. Já o NVR (Network Video Recorder) trabalha de forma similar ao DVR. A diferença é que o equipamento realiza a administração das câmeras por meio do protocolo IP. De forma geral o NVR é mais avançado que o DVR. Ele possui ferramentas de análise, administração e gerenciamento inteligentes que melhoram a tomada de decisão. Existem também os sistemas híbridos, onde é possível configurar câmeras analógicas e IP no mesmo equipamento.
Para saber mais sobre sistemas de CFTV fale com a Celtech, somos instaladores e revenda autorizada Intelbras.
Comments